Seminário realizado em Goiás, reúne cerca de 20 países para debater a gestão hídrica sustentável

Membros de 20 países do grupo ISARM Américas se reuniram no evento Águas para o Futuro, em Goiás, celebrando a cooperação sul-sul, com a presença do governador e do secretário de meio ambiente do estado de Goiás.

Entre os dias 10 e 13 de setembro de 2023, a cidade de Rio Quente (GO) sediou o Seminário “Águas para o Futuro – Edição 2023”, reunindo representantes de 20 países.

O evento, promovido pelo Governo de Goiás em parceria com a UNESCO, teve como objetivo principal discutir soluções para garantir a disponibilidade de água no futuro, um recurso essencial para a sustentabilidade global.

Durante o Seminário, foi realizada uma reunião para apresentar e compartilhar informações sobre a gestão de aquíferos transfronteiriços. A iniciativa global ISARM (Internationally Shared Aquifer Resources Management, ou Gestão Internacional de Recursos de Aquíferos Compartilhados) é um projeto multi-institucional liderado pelo Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO e pela Associação Internacional de Hidrogeólogo, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os aspectos científicos, socioeconômicos, legais, institucionais e ambientais que envolvem a gestão desses recursos hídricos. Desde 2017, o Programa ISARM Américas é coordenado pelo CeReGAS, um centro especializado que opera com o apoio da UNESCO.

A programação do seminário foi realizada em colaboração com o Centro Indesca, o Instituto Espinhaço, a UNESCO e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Além disso, o evento coincidiu com a celebração do Dia do Cerrado, em 11 de setembro, reforçando a importância da preservação desse bioma para a conservação dos recursos hídricos. Vale ressaltar que, um dos locais onde a água é compartilhada, é justamente no Cerrado, o Aquífero Guarani – uma reserva subterrânea de água doce que abrange áreas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Com debates estratégicos e a troca de experiências entre os países participantes, o Seminário “Águas para o Futuro” se consolidou como um espaço fundamental para fortalecer a cooperação internacional na gestão sustentável da água.

O seminário enfatizou, também, a necessidade de cooperação internacional na gestão dos cerca de 70 aquíferos transfronteiriços da América Latina, fundamentais para o abastecimento de milhões de pessoas. Como esses recursos hídricos subterrâneos se estendem por diferentes territórios, sua preservação exige esforços conjuntos entre países e diversos setores.

“Temos que saber mais, compartilhar mais e mudar a cultura sobre a água, sejam as águas subterrâneas que não vemos, sejam aquelas que vemos que estão nas bacias, rios e córregos” – disse o Diretor Regional da UNESCO em Montevidéu, Ernesto Fernández Polcuch.

A iniciativa reforçou o compromisso dos países das Américas com a gestão sustentável da água subterrânea, promovendo políticas e práticas voltadas para a preservação da qualidade e quantidade desses recursos, além da manutenção de sua capacidade de regeneração natural.

Fotos do dia 10/09/23

Fotos do dia 11/09/23

Fotos do dia 12/09/23